terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nosso programa político


O que queremos para a Formação em Enfermagem e Universidade!
Defendemos o ensino em Enfermagem preocupado em formar profissionais críticos e engajados politicamente. Uma educação voltada para atender as necessidades da sociedade, que tenha um enfoque multidimensional naquilo que for estudado, um aprendizado atrelado a nossa realidade e necessidades da população, e não as de mercado. Defendemos uma Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente, ou seja, que seu tripé (ensino, pesquisa e extensão) esteja voltado para atender as necessidades da população como um todo.
Por uma Enfermagem emancipada e reconhecida socialmente.
Defendemos a Jornada de 30 horas semanais para a enfermagem (PL2295/00) por entendermos que a alta carga horária de trabalho é prejudicial, sendo umas das principais causas de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Acreditamos que este debate deve ser feito por nós estudantes e que não pode estar desvinculado da luta por um Piso Salarial de Enfermagem (PL4924/09) justo, pois de nada adianta a redução da jornada de trabalho se os 5 salários continuarem os mesmos ou até mais baixos. Além disso, devemos ser contra a precarização do trabalho e a favor do o aumento da contratação de profissionais, pois muitas vezes vemos que esta é desproporcional às demandas da população e do serviço de saúde.
Nossa luta é todo dia, Saúde não é mercadoria!
A conquista da saúde como direito de tod@s e dever do Estado é recente no Brasil. Ela é fruto de décadas de lutas dos movimentos sociais que foram acumulando forças até culminar no movimento pela Reforma Sanitária. Defendemos os princípios do SUS e queremos continuar lutando pela sua efetivação e implementação.
Respeitamos as diferenças
Esta Chapa se coloca contrária a práticas machistas, homofóbicas e racistas. Diversas vezes a imagem da enfermagem é utilizada em cartazes de festa e também em outros meios de comunicação de maneira apelativa. A associação da enfermagem a uma imagem ou desejo sexual, assim como a idéia da mulher como um objeto deve ser quebrada e combatida fortemente.
Articulação do Movimento Estudantil de Enfermagem na Paraíba e no Brasil!
Esse ano foi de muitas conquistas pois, hoje, somos gestão da Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, nossa entidade máxima de representação. Compomos a Coordenação de Educação Popular, Arte, Cultura e Extensão além de conquistar ser sede do XXXIV Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem, que ocorrerá em julho de 2011. Para tal, precisamos nos articular com as Escolas de Enfermagem da Paraíba para juntos sediar o maior fórum dos estudantes de Enfermagem no país

Nenhum comentário:

Postar um comentário